Alice Moniz, Oficina Multimédia
O nosso trabalho teve como única e exclusiva referência o artista Erwin Wurm, particularmente um conceito de uma parte do seu trabalho: “One Minute Sculptures”. Este conceito tem como matéria-prima o corpo humano o qual assume posições simples, um quanto invulgares, facilmente descritíveis, e por vezes paradoxais: um homem deitado no chão, duas pessoas frente a frente unidas por objectos ou outra trivialidade qualquer. Transparece a partir das fotografias uma relação inesperada entre o modelo e objectos comuns, utilizados no nosso quotidiano, levando o espectador a questionar a própria definição de escultura.
A fim de concretizar este trabalho recorremos a espaços livres e abertos, e a objectos triviais, vulgares, tal como Erwin recorre para produzir as suas fotografias; mais concretamente a cadeiras, baldes, computadores, caixotes e afins. Para a construção propriamente dita da imagem, foi necessário pedir ao modelo em questão o favor de se posicionar numa determinada pose, e segurar de certo modo um dito objecto ou erámos nós que colocávamos o objecto num certo lugar, dependendo da situação. Captamos as imagens no modo manual, mudando apenas a abertura da lente ( valores alteraram entre 3,5 a 6,3), o ISO (variou entre 200 e 600), e a velocidade de disparo (alternou entre 1/30 e 1/125).
O que nos chamou atenção das “Escultura de Um Minuto” de Erwim Wurm, foi o facto dos momentos congelados que este projecta serem umas pequenas ironias humanistas, imagens com gestos que reivindicam um estatuto prosaico, um quotidiano banal e, até mesmo, poético para a condição de estar vivo e possuir um corpo.
Desde do verão de 2007 que o projecto Radiology Art tem começado a desenvolver-se. Este é um projecto dedicado à visualização mais "funda" de objectos que contêm uma especial importância cultural para a sociedade moderna por via de uma CT Scan (tomografia computada). Até agora, os objectos utilizados incluem brinquedos, comida de supermercado e de restaurantes de fast food, e objectos electrónicos pessoais.
Erik Johansson é um talentoso fotógrafo e designer fotográfico jovem sueco, cujo trabalho consiste em criar uma notária e extraordinária imagem a partir de fotografias q ele próprio fotografa modificando-as digitalmente a seu gosto.
Melt
Just Breathe
Head on a Pitch
Drunk
Hunted
Murat Suyur nasceu em Istambul em 1984, e é onde mora e trabalha actualmente. Ele tem uma inconfundível identidade, baseada maioritariamente no seu humor. O poder ilimitado de imaginação de Murat aponta para a arte surrealista como sua fonte criativa de inspiração; um "mestre" do photoshop.
Link: http://www.muratsuyur.com/
LAPP-Pro
Light Graffiti está a tornar-se cada vez mais popular, e uma das mais conhecidas equipas (crew) que trabalham com esta técnica são os alemães Lichtfaktor, mas com o desenvolvimento vários artistas de rua (street artists) estão actualmente a usar esta técnica e com resultados cada vez mais impressionantes. O trabalho acima exposto, com a excepçao da primeira fotografia, é dos LAPP-Pro (crew alemã também), e para criar tais imagens usaram uma Canon 5D Mark II com exposição longa.
(ISO:400 ; f:3,5 ; 1/400 )
Neste trabalho o meu objectivo era parar o movimento do colares e criar um ambiente mais "frio" utilizando um foco de luz que contribuísse para tal, sendo este o resultado.
Erwin Wurm - Looking for a bomb
Desde do fim da década de 80 Erwin Wurm tem desenvolvido uma contínua série de "One Minute Sculptures" (Esculturas de um minuto), na qual ele próprio ou os seus modelos posam numa inesperada posição com objectos do dia-a-dia, fazendo com q o espectador questione a própria definição de escultura. Wurm procura usar o "caminho mais curto" na criação de uma escultura - uma forma de expressão clara e rápida, e em vezes humorística.
Entrevista feita a Erwin Wurm :
I Like America and America Likes Me - Fotografias de Caroline Tisdall
O seu extenso trabalho tem como base conceitos de humanismo, filosofia social e antroposofia; sendo o culminar da sua "extensa definição de arte" e a ideia de escultura social como um gesamtkunstwerk (obra de arte total), pelo qual Beuys aclama ter um criativo, participativo papel na formação da própria sociedade e política. Ainda hoje, Joseph Beuys é considerado um dos mais influentes artistas europeus da segunda metade do século XX.
© Copyright Oficina Multimédia, 12º J Alice. All rights reserved.
Designed by FTL Wordpress Themes | Bloggerized by FalconHive.com
brought to you by Smashing Magazine